Relatório sobre interdisciplinaridade
Em ambos os textos passados pelo professor para a elaboração deste trabalho, os autores pregam a necessidade da formação de equipes interdisciplinares, e falam da importância dessas equipes para o funcionamento das instituições.
Começarei então, falando das diferenças entre cada uma dessas formações, sendo elas:
• Multidisciplinaridade: pressupõem uma atitude de justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina, atingindo-se quando muito o nível de interação de métodos, teorias e conhecimentos. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual se encontra fragmentado em várias disciplinas, mas que não precisam estar interligadas.
• Pluridisciplinaridade: tem origem na tentativa de estabelecer relação entre as disciplinas. Essa relação seria uma tentativa de acabar com a visão de que a disciplina seria um tipo de saber específico que possui um objeto determinado e reconhecido, sem correlação entre si, constituindo-se em subdivisões do conhecimento. O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem alguma relação entre si visando à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.
• Interdisciplinaridade: tem uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade, que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber. A exigência interdisciplinar impõe a cada disciplina que transcenda sua especialidade formando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições de outras disciplinas. A interdisciplinaridade provoca