Relatório sobre análise de leite
Esse relatório tem por finalidade relatar as análises feita nas amostras de leite que tem por objetivo apontar adulterações feitas para poder enganar seus consumidores.
MATERIAIS E REAGENTES:
Materiais
Pêra
Proveta
Pipeta
Garra metálica
Bureta
Béquer
Tubo de ensaio
Pinça para tubo de ensaio
Reagentes
Hidróxido de sódio
Fenolftaleína 1%
Alizarol 2%
Cromato de potássio
Nitrato de prata
Reativo de trabalho
MÉTODOS
Análise de acides
Na análise da acidez do leite foram utilizadas duas amostras de leite, uma ácida e outra normal e os seguintes materiais: 1 Bureta de 10 ou 25 ML, 2 Pipetas de 10 ML, 3 Béqueres e os seguintes reagentes: solução de Hidróxido de sódio e Fenolftaleína.
Pipetou-se 10 ML da amostra de leite ácido para o béquer depois foi adicionado 5 gotas de fenolftaleína a 1% depois adicionou-se com à ajuda de uma bureta gotas de hidróxido de sódio até o aparecimento de uma cor rosada persistente, para o leite normal foi usa o mesmo procedimento.
O leite ácido usou mais solução de hidróxido de sódio que foi 4,4 ML e o leite normal usou 1,9 ML de hidróxido de sódio, com esses números podem-se fazer os cálculos e chegar à acides titulavel usando a seguinte formula: V x F x 0,9 x 10 onde, V é o volume em ML usado da solução de hidróxido de sódio, F é o fator de correção da solução de hidróxido de sódio, 0,9 é o fator de conversão do acido lático e o nº 10 é a transformação de ácido lático para grau Dornic, portanto o resultado foi: leite ácido 4,4 x 0,9186 x 0,9 x 10 = 36,376 ºD, e para o leite normal foi:
1,9 x 0,9186 x 0,9 x 10 = 15,708 ºD. Com esses resultados percebeu-se que quanto mais alto o grau ºDornic mais acido lático possui o leite.
Analise de com álcool Alizarol
Para a análise com o Alizarol utilizou-se três amostras de leite diferentes; leite alcalino, leite ácido, leite normal e também os seguinte materiais: 3 Tubos de ensaio, 4 Pipetas e os seguintes regentes: solução de Alizarol a