Relatório Sistemas Industriais - Rede RS-485
MODBUS é um protocolo aberto, normalmente utilizado em comunicação série.
Trata-se de um bus extremamente divulgado e com grande utilização (variadores de velocidade, robots, máquinas especiais, autômatos programáveis industriais,…).
Existem dois standards para MODBUS:
- RTU (o mais utilizado com o melhor desempenho):
Caracteres codificados com 8 bits + 1 bit de paridade
- ASCll :
Caracteres codificados em 7 bits + 1 bit de paridade
Teve a sua origem em 1971, desenvolvido pela Modicon Inc., tornando-se num standard de mercado em 1980.
É um protocolo com mais de 30 anos, o que aliado à sua simplicidade, leva a que existam hoje uma enorme quantidade de fabricantes de material em todo o mundo, que dotaram os seus equipamentos com a capacidade de comunicar em Modbus.
Descrição da Atividade:
Montar uma rede com camada física RS-485, utilizando protocolo MODBUS-RTU.
Funcionamento do Sistema:
O sistema é composto por uma (01) IHM (Interface Homem Maquina), onde haverá opção para ligar e ou desligar a bomba do sistema, indicação de status da válvula e o nível do tanque.
Três (03) CLP’s ligados em rede, sendo um (01) mestre e dois (02) escravos, os escravos farão acionamento de uma bomba e de uma válvula que será aberta quando o reservatório atingir 50% do seu nível.
Esquema de Ligação do Sistema:
Ladder (Mestre):
Ladder (Escravo 1):
Ladder (Escravo 2):
Frames:
A comunicação em Modbus obedece a um frame que contém o endereço do escravo, o comando a ser executado, uma quantidade variável de dados complementares e uma verificação de consistência de dados. No nosso caso eles estão configurados conforme abaixo:
Frame 1:
Esse frame esta configurado para ler a memória %MX1, que é escrita no endereço de Modbus 7001 através da função Force Single Coil (Permite alterar ststus de uma variável booleana). Responsável por fazer o acionamento da bomba.
Frame 2:
Esse frame esta configurado para ler a memória