atps de quimica
O alumínio, por suas excelentes propriedades físico-químicas – entre as quais se destacam o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem apresenta uma ampla variedade de utilização, que o torna o metal não ferroso mais consumido no mundo.
Bauxita
Bauxita é o minério que origina o alumínio. Ele foi formado com um produto residual no decorrer de milhões de anos pela decomposição química de rochas que contém silicatos de alumínio. Descoberta pela primeira vez em 1821, na França, desde então a bauxita foi encontrada em diversos lugares no mundo todo.
Principais características da Bauxita:
A bauxita é abundante, sendo encontrada principalmente em áreas tropicais, onde a decomposição intensa tem gerado bauxita. No entanto, essa matéria prima está desconcentrada nas mãos de um pequeno número de decorrentes.
Em geral, a bauxita é encontrada numa camada pouco espessa (normalmente de 2 a 5 metros), próximo da superfície.
A produção mundial é de cerca de 250 milhões de toneladas, apresentando uma taxa anual de crescimento acima de 5%na ultima década, em grande parte estimulada pela crescente demanda chinesa.
A bauxita é um composto de minerais que contêm diversas concentrações de óxidos de alumínio hidratados, bem como impurezas.
Normalmente, a bauxita é marrom avermelhada, mas também pode ser branca, marrom claro e amarelo, dependendo do tipo e da concentração dos minerais ferrosos presentes. Ela também apresenta uma grande variedade de texturas, mas tipicamente tem um brilho entre fosco e terrosos e pode perecer argila ou terra.
Principais características do Alumínio:
Condutibilidade térmica; é um dos melhores condutores de calor o que o torna atrativos para industrias de embalagens que podem ser aquecidos ou refrigerados.
Condutibilidade elétrica; possui uma condutibilidade cerca de 62% maior que o cobre.
Maleabilidade; um material fácil de moldar portando melhor para se