Revolução Industrial
Após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”.
Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
Resposta:
Antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas bem simples.
Após a Revolução industrial, o trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas.
Nesta época, as tomadas de decisões eram embasadas em conhecimentos resultantes da experiência própria das pessoas, e não da ciência.
Também se utilizava muito do improviso, ou seja, não havia planejamento.
O conhecimento empírico, não gerava uma certeza, antes pelo contrário, este tipo de raciocínio possibilitava o erro dentro das empresas, e também era limitado no conhecimento, impossibilitando a ciência.
Com a produção em larga escala, também foi necessário substituir o improviso, pelo planejamento, pois precisava aumentar a produtividade, então surgiu à necessidade da divisão do trabalho.
Estes novos métodos, tinha como objetivo alcançar o melhor rendimento possível dos recursos, aumentar a eficiência, e competência dentro das organizações, para assim enfrentarem a concorrência e à competição que também aumentavam entre as empresas.
Questão
A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas.
Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-toconsumer, como chocolates, absorventes