RELATÓRIO SANEAMENTO AMBIENTAL
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ETAPAS DE PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
A visita à ETA (estação de tratamento de água) da cidade de Santo Antônio do Descoberto – GO foi realizada no dia 05/10/2013. A ETA RD é operada pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO e é responsável pelo abastecimento de 41.407 habitantes ou 75,01% da população.
O índice da população atendida está abaixo do percentual referente à Região centro Oeste e da faixa de atendimento para o Estado de Goiás, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento.
Santo António do Descoberto 75,01%
Região Centro-Oeste 89,50%
Estado de Goiás 80 a 90%
Capacidade do sistema de abastecimento é de 7.129,69 m³/dia, a capacidade das estruturas implantadas é insuficiente para atender a população total. A capacidade é de 47.531 habitantes e a população total é de 58.474 habitantes segundo dados do CENSO 2010 do IBGE.
A estação de tratamento de água - ETA da cidade de Santo Antônio do Descoberto – GO, funciona 24h/dia, faz a captação direta no rio descoberto e o processo de tratamento adotado nesta estação é a floculação, decantação, filtragem, cloração e adição de flúor.
2. ETAPAS DE PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
A estação de tratamento de água - ETA da cidade de Santo Antônio do Descoberto – GO funciona em estado precário e com máquinas e equipamentos obsoletos, mesmo assim a Estação funciona continuamente.
A água é captada no rio Descoberto e por meio de bombeamento é direcionada a Estação tendo inicio o tratamento. O tratamento da água inicia-se pela passagem desta por uma calha Parshall, onde é realizada a medição da vazão de entrada de água na ETA. A vazão é submetida à agitação, de forma controlada, por meio de um ressalto hidráulico. Nesta primeira fase também