Gestão de distribuição e transporte
CONCEITO, CARACTERIZAÇÃO E PRINCIPAIS FUNÇÕES E A FORMAÇÃO DO OPERADOR LOGÍSTICO.
INTRODUÇÃO
O presente estudo visa agregar conhecimento no campo da Gestão de Distribuição e Transporte, portanto é necessário destacar o que se entende sobre o assunto, desta forma Gestão de Distribuição e Transporte é a forma como os gestores utilizam os mecanismos práticos para aplicabilidade positiva nas empresas na busca de resultados na dinâmica da logística e reflexo positivo nos custos de transportes e na cadeia logística. A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor.
A gestão de transporte é a gestão da movimentação física de pessoas e bens entre pontos diferentes. A gestão de transporte utiliza sistemas avançados de comunicação e informação, o que permite a recolha de dados que servem para melhorar as operações de veículos e instalações.
Focando no tema da pesquisa, que são operadores logísticos, podemos dizer que: As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos, mão-de-obra e cada vez mais são necessários também computadores com hardware e software específico (Robeson et al., 1994, p. 508). Os operadores logísticos são companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa. No típico contrato logístico, o fornecedor do serviço integra mais que uma funcionalidade dentro da cadeia de abastecimento. Uma diversa área de atividades é fornecida.
1 – Conceito de operador Logístico
Operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte, armazenagem, estocagem, informação) que busca atender com total eficácia as