Forum
“O processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do trânsito de matérias-primas, estoques de produtos semimanufaturados e acabados, bem como o fluxo de informações a eles relativas, desde a origem até o consumo, com o propósito de
Aula 02
atender aos requisitos dos clientes, atendendo às necessidades da cadeia de suprimentos integrada.”
(CONCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS, 2005, APUD HARA, 2005, p. 19)
Gestão de Estoques
Prof° Marcos Sobral Universidade de Guarulhos
Gestão de Estoques
Prof° Marcos Sobral Universidade de Guarulhos
A integração dos processos de negócio, partindo dos fornecedores originais que proporcionam os produtos, os serviços e as informações, até o cliente final, a fim de agregar valor para este último. (INTERNATIONAL CENTER OF COMPETITIVE EXCELLENCE, 1990, APUD HARA, 2005, p. 20)
A logística enfoca suas atividades do ponto de vista de uma empresa individual, ao passo que o foco da cadeia de suprimentos é geral, englobando todos os elos da cadeia, desde os fornecedores de matérias-primas, passando pelos centros de manufatura aos canais de distribuição (atacado, varejo, intermediários), chegando ao consumidor final,
Conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregarlhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem. (BERTAGLIA, 2006)
ressaltadas as questões de relacionamento e de alianças estratégicas entre diferentes elos da cadeia, até mesmo entre concorrentes, em busca de agregação de valor até o cliente final. (HARA, 2005, p. 19)
Gestão de Estoques
Prof° Marcos Sobral Universidade de Guarulhos
Gestão de Estoques
Prof° Marcos Sobral Universidade de Guarulhos
1
22/02/2013
PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS
Fontes de diferencial competitivo significativo e duradouro segundo Christopher* • Vantagem