Avaliação
ARACELI GUERREIRO DA SILVA
O Professor e Doutor Cipriano Carlos Luckesi, nascido na cidade de Charqueada, Estado de São Paulo, é Bacharel em Teologia, pela PUC de São Paulo, Licenciado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, Mestre em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC de São Paulo, faz uma discussão acerca da avaliação que a escola vem praticando.
O presente texto tem como objetivo analisar sob a visão de Luckesi, os significados que a avaliação vem assumindo dentro do contexto escolar, ao qual esta avaliação vem classificar os alunos em fortes, médios e fracos. Esta proposta apresenta uma visão crítica da realidade com relação ao ato de avaliar, mostrando as dificuldades encontradas e também a forma como a avaliação é mal interpretada pelos envolvidos no processo educacional. Sendo assim procuraremos esclarecer: O que é de fato avaliar? Serão apresentadas concepções do que é, e o que não pode ser considerado como avaliação, mostrando dessa maneira qual a finalidade da mesma e quais os seus princípios, conhecer quem avalia e quais são as atribuições desses avaliadores e saber quais os momentos avaliativos e quais os instrumentos adotados para se avaliar da melhor maneira possível.
Avaliação não é um fato isolado da educação, onde apenas o professor participa. Não deve ter um momento específico como à prova a qual, não mede a capacidade dos educandos, visto que ela tem um caráter de julgamento ou sentença.
Diante disto, o presente artigo traz em sua estrutura as seguintes temáticas: o