Relatório referente as Leis de Newton
1. INTRODUÇÃO
Na aula prática sobre as Leis de Newton, objetivou-se provar a primeira e a segunda Lei de Newton através de três experimentos realizados em classe, sendo o primeiro e segundo relacionados ao Princípio da Inércia, e tendo-se foco no terceiro, que foi realizado em grupo e fez-se a verificação do Principio Fundamental da Dinâmica.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma maçã cai sobre sua cabeça. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a maçã.
Com o entendimento da gravidade, e as contribuições deixadas por Galileu, vieram o entendimento de Força, e as três Leis de Newton.
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida como Mecânica Newtoniana.
A Primeira Lei de Newton, também conhecida como Princípio da Inércia, fala que todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele, ou seja, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Sendo assim, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula pode ou não receber a ação de várias forças. Se a soma vetorial desses vetores-força for nula, diz-se que a partícula está em equilíbrio.
Um exemplo da atuação dessa lei é quando se está dentro de um carro em movimento e este freia repentinamente, o corpo tende a continuar em movimento, e é por isso que foi criado o cinto de segurança, para que as pessoas não sejam arremessadas para fora do carro.
A Segunda Lei de Newton, também conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica, diz que quando