As Leis de Newton e Equilíbrio Estático
TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANA PAULA FIORIN
DANIELA ZANÚNCIO
DHIOGO BOTACIM
GIUSEPE GUIMARÃES
JOICE VERÍSSIMO
RAFAEL ABÍLIO
AS LEIS DE NEWTON E EQUILÍBRIO ESTÁTICO
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2012
ANA PAULA FIORIN
DANIELA ZANÚNCIO
DHIOGO BOTACIM
GIUSEPE GUIMARÃES
JOICE VERÍSSIMO
RAFAEL ABÍLIO
AS LEIS DE NEWTON E EQUILÍBRIO ESTÁTICO
Relatório apresentado a IFES campus Venda Nova do Imigrante, curso técnico em Administração, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Física I.
Professor (a) Orientador (a): Sidnei Giles de Andrade
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2012
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório abordaremos as Leis de Newton, que abarcam, por sua vez, os princípios das diversas forças que atuam sobre os corpos; e o conceito de equilíbrio estático. Isaac Newton foi um físico e matemático inglês. Em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (de 1687) ele descreve a sua teoria acerca da descoberta da Lei da Gravitação Universal e publica as Três Leis de Newton. Por motivo dessas obras, Newton foi considerado o maior impacto da história científica. Suas três leis podem ser resumidas em:
1ª - Lei da Inércia: todo corpo tende a permanecer em repouso até que uma força atue sobre ele ou tende a permanecer em movimento até que uma força o pare.
2ª - Lei da Dinâmica: a força resultante aplicada sobre o corpo faz com que ele tenha aceleração em um sentido e em uma direção. Sendo o sentido, a orientação que tem a força (da esquerda para a direita, de cima para baixo, etc); e a direção, a linha de atuação da força (horizontal, vertical, diagonal). Assim, pode-se dizer que força é o agente responsável pela alteração de velocidade dos corpos.
3ª - Lei da Ação e Reação: se um corpo aplicar uma força sobre um outro corpo, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas de sentido