Influências da xenofobia e do racismo na sociedade atual
Quenifer Pereira de Azevedo¹
¹ Acadêmica do curso de bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso campus universitário de Alta floresta.
RESUMO: O racismo e a xenofobia são tipos de preconceitos considerados crimes de ódio. O racismo tem como base atitudes depreciativas em relação à raça de uma pessoa. A xenofobia é uma forma de discriminação social gerada por uma aversão a diferentes culturas e nacionalidades. Ambos são um reflexo de um longo histórico de dominação da sociedade européia branca. Em nosso país apesar de serem mais camufladas essas atitudes estão presentes em todos os lugares. Xenofobia, racismo e preconceito são conceitos diferentes, porém similares. É de suma importância a denuncia diante de tais casos para que a sociedade possa se reestruturar e garantir a integridade a todos. Além da denuncia, há outros métodos de se combater tais crimes, há as medidas sociais que ensinam o ser humano a respeitar seu semelhante.
Palavras chave: racismo; xenofobia; dominação; preconceito; denuncia; educação intercultural.
INTRODUÇÃO
O racismo e a xenofobia não são apenas atos preconceituosos, são delitos cabíveis de pena. Entretanto, estas condutas nem sempre foram classificadas de tal modo, elas são resquícios de anos de exploração humana desenfreada que rebaixavam certas raças e culturas diante de um etnocentrismo exacerbado onde o europeu acreditava ser o detentor de uma raça nobre e superior. Com o passar do tempo esta realidade se tornou mais amena, porém, isso não quer dizer que não haja tais discriminações, elas, infelizmente, ainda existem e podem acometer a todos.
Conceito
O racismo é a discriminação social que tem por base um conjunto de julgamentos pré-concebidos a partir da convicção sobre a superioridade de determinadas raças. Consiste em uma atitude depreciativa fundamentada através das características físicas da pessoa.
Como esta conduta é um