rlyrly
1586 palavras
7 páginas
Etapa 2Passo 1
Grandes Navegações
Desvendar novos mares e ampliação da sua rota comercial, e conseqüentemente da sua cultura, levou os europeus, em especial espanhóis e portugueses a se lançarem ao mar, nos oceanos Pacíficos, Indico e Atlântico. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Podemos dizer que este período foi marcado por descobertas, tanto comerciais como culturais.
A partir do momento, que foram em busca de novas rotas, os europeus encontraram um novo universo, visto que a rota mais procurada era as Índias, ou melhor, dizendo os povos do Oriente. A partir disso eles conseguiram as chamadas especiarias (pimenta, canela, açafrão, gengibre e outros temperos) de forma menos superfaturada, pois estavam buscando-os diretamente da “fonte”.
Sendo assim a ampliação marítima do comércio traria lucros, ate para a Coroa, pois ao financiar os empreendimentos marítimos, os reis obteriam, com o aumento do comércio, a arrecadação maior de impostos, o que aumentaria a lucratividade e traria poder cada vez maior para os mesmos.
Podemos concluir que comercialmente, as Grandes Navegações contribuíram para a expansão não só comercial, mas também política dos países europeus. Um exemplo disso é a formação de impérios coloniais, onde foram implantadas estruturas econômicas e sociais voltadas para atender aos interesses e necessidades do capitalismo nascente nas metrópoles européias.
Culturalmente, assim como o comércio, a interação, ou melhor, dizendo miscigenação cultural também foi intensa, pois quando se entra em contato com outras culturas sempre haverá “troca” cultural. O cristianismo e o modo de vida europeu foram levados a outras civilizações – muitas vezes, à força e com conseqüências desastrosas –, e os europeus puderam ampliar seus conhecimentos sobre o mundo e adotar costumes de outras culturas. A pesquisa astronômica e geográfica recebeu um grande impulso com a descoberta de novas constelações no hemisfério