Racismo histórico e atual
O racismo é uma crença que as pessoas possuem características biológicas herdade, que diferenciam as pessoas por meios delas. Tem a convicção sobre a superioridade de raças, com base em diferentes motivações.
Há diferença entre o racismo e o preconceito, apesar de serem interligados. O racismo é um tipo de preconceito racial ou étnico, uma idéia pré-concebida e pejorativa a respeito de outras pessoas.
As atitudes racistas sempre existiram, muitas vezes como defesa contra a invasão pacifica de uma outra diferente. O fenômeno do racismo se complicou na época moderna. O racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sobre outros.
O racismo foi marcado pelo Nazismo e o Apartheid.
A palavra racismo significa categoria, espécie e vem do latim. Foi empregada com sentido de mostrar a diferença física entre os tipos de pessoas, a partir do século XVII.
Durante o século XVIII, aconteceu a distinção racial, que se limitava à cor da pele, divididos os grupos em negros, brancos e amarelos.
No século XIX, esses critérios de raças ganharam características morfológicas que as definiram com mais precisão. As interpretações da teoria darwinista legitimaram a hierarquia onde a raça branca seria o grau máximo do desenvolvimento físico e mental, sendo assim, os asiáticos, mestiços e negros estariam abaixo.
Nesse mesmo século, o inglês Houston Stewart Chamberlain entre outros, tiveram influência em pessoas da geração de Adolf Hitler.
Os nazistas acreditavam que a luta era a historia humana biologicamente determinada por raças. Eles consideravam os alemães que tinham deficiências físicas ou mentais como falha na genética e eram considerados como perigo biológico para a pureza da raça.
Os nazistas eram arianos e de uma raça superior, durante a Segunda Guerra eles lideraram o inicio da "limpeza étnica" na Polônia e na URSS, os médicos fizeram experiências medicas para identificar esses doentes, e ao encontrar, assassinavam e