Relat Rio Trilhos De Ar
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Ciências
Enviado por: Leoalvesat 16 junho 2013
Palavras: 946 | Páginas: 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
EXPERIMENTO: PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DE NEWTON
ALUNO: LEONARDO ALVES DA SILVA
CURSO: FÍSICA – LICENCIATURA (NOTURNO)
PROFESSOR: WESLEY Sumário
1. Introdução 3
1.1. A Primeira Lei de Newton 3
1.2. A Segunda Lei de Newton 3
2. Metodologia 4
2.1. Materiais utilizados 4
2.2. Procedimentos 4
3. Resultados e análises 6
4. Conclusão 6
5. Bibliografia 7 Introdução
Neste experimento, realizado no laboratório de Física, da Universidade Federal de Goiás, visamos testar a aplicação da segunda lei de Newton, dado por: ∑▒F ⃗_externas =ma ⃗, para um “carrinho planador” de massa M deslizando com atrito desprezível sobre um trilho horizontal. Este corpo está ligado a um suporte de massa m suspensa por um fio com massa desprezível, que passa por uma roldana de massa também desprezível. Em síntese tentará ser provado que conforme esta lei que o produto da massa pela gravidade se iguala ao produto da soma das duas massas pela aceleração, ou seja, (M+m)a = mg.
Para melhor compreensão desta análise experimental, segue abaixo, de forma intuitiva, as duas leis fundamentais que são admitidas durante todos os procedimentos: A primeira e Segunda Lei de Newton.
A Primeira Lei de Newton
De forma intuitiva, a Primeira Lei de Newton diz que um corpo ou um ponto material livre da ação de forças está em repouso ou realiza movimento retilíneo e uniforme. Em síntese, o corpo livre da ação de forças possui velocidade vetorial constante V ⃗=0 ⃗ (repouso) ou V ⃗ constante ≠ 0 (movimento retilíneo uniforme).
Conclui-se, a partir do Princípio da Inércia, que a força é a causa que produz, num corpo, variação de velocidade, ou seja, produz aceleração.
A Segunda Lei de Newton
De forma análoga, a Segunda Lei de Newton,