relatório química experimental
1. Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume;
2. Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos;
3. Relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade específica de substâncias;
4. Realizar uma titulação ácido base.
MATERIAIS E MÉTODOS
Pipeta graduada 10mL
Pipeta volumétrica 10mL
Proveta 50mL
Béquer 50mL e 100mL
Balão volumétrico 50mL
Bureta 50mL
Erlenmeyer 250mL
MEDIDA DE VOLUME: Em uma pipeta graduada mediu-se 10mL de água, transferiu-se a água para uma proveta e anotou-se o volume. Repetiu-se o processo colocando a água da pipeta em um béquer. O procedimento foi repetido com 40mL de água. Discutiram-se as diferenças de volume observadas nas vidrarias.
MEDIDA DA MASSA: Pedido orientação à professora sobre a balança, mediu-se a massa das vidrarias secas: proveta 50mL, balão volumétrico 50mL e béquer 100mL; anotaram-se as medidas. Colocou-se 50mL de água destilada em cada vidraria e mediu-se novamente a sua massa, anotando-as em seguida. Calculou-se a densidade em cada caso.
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO PRESENTE EM AMOSTRA DE REFRIGERANTE POR TITULAÇÃO: Pipetou-se 10mL de duas amostras de refrigerante fornecidas pela professora colocando-as em um erlenmeyer cada, adicionou-se 100mL de água destilada. Agitaram-se os erlenmeyers vigorosamente para eliminar todo o CO2 presente, adicionou-se duas gotas de indicador fenolftaleína. Colocou-se na bureta NaOH e realizou-se a titulação até o ponto de equivalência.
RESULTADO E DISCUSSÕES
MEDIDA DE VOLUME: Medindo 10mL de água em uma pipeta e transferindo a água para uma proveta e seguidamente para um béquer pode observar que marcam 11mL e 10mL respectivamente, pipetando 40mL de água e transferindo a água para uma proveta e seguidamente para um béquer observa-se o volume de 41mL e 40mL. Conclui-se que a proveta não é mais exata que a pipeta e o béquer.
MEDIDA DE MASSA: Com a coleta de dados obtidos pela pesagem das vidrarias secas (proveta