RELATÓRIO QUEDA LIVRE
Acadêmicos: Claudia Dahmer, Dario Luiz Kist, Debora Larissa Brum, Gabriele Nogueira Kostrycki, Lucas Seffens e Magaiver Tem Caten.
Turma: Licenciatura em Física- 1° fase.
Realização da Experiência: 28 de maio de 2014
Introdução
Aristóteles acreditava que duas pedras que caíssem da mesma altura, a mais pesada atingiria o chão primeiro. Tempo depois por meio de experimentos realizados por Galileu Galilei, astrônomo e físico italiano, comprovou que esta teoria estava equivocada. Galileu Galilei foi até a Torre de Pisa, abandonou esferas de mesmo peso ao mesmo tempo, e verificou que elas chegavam ao solo ao mesmo tempo. Chegando a conclusão que existia uma força que retardava o movimento do corpo. Concluindo que o ar exerce influencia sobre a queda de corpos. Porém o movimento de queda-livre é uma particularidade no movimento uniformemente variado, sendo então um movimento acelerado, que sofre a ação da aceleração da gravidade, comprovado por Galileu Galilei. Sendo que na Física é desprezível a aceleração da gravidade em muitos casos, ou seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2.
Sendo que queda-livre é quando um determinado corpo é abandonado no vácuo, ou quando se considera desprezível a ação do ar. Sendo que difere do lançamento na vertical, pois apresenta velocidade inicial.
O experimento sobre a relação que existe entre a aceleração e a massa foi realizado por meio de uma esfera que cai livremente de uma distancia que foi determinada, passando por sensores, onde as distancias foram delimitadas, para que depois fossem realizados cálculos matemáticos e gráficos.
Objetivos
Os objetivos da pratica experimental são:
Estudar o movimento em queda livre;
Determinar o valor da aceleração da gravidade;
Comprovar por meio do auxilio de gráficos e equações matemáticas, os possíveis erros escalares;
Comprovar por meio do experimento que a força resultante que atua