leis de ohm
George Simon Ohm – Leis de Ohm
Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março de 1789 — Munique, 6 de Julho de 1854) foi um físico e matemático alemão. Irmão do matemático Martin Ohm.
Em 1817 foiprofessor de matemática no colégio jesuíta de Colônia e na "Escola Politécnica Municipal" de Nuremberga (hoje em dia Georg-Simon-Ohm-Hochschule Nürnberg) de 1833 a 1849.[1] Em 1852 tornou-se professor deFísica experimental na Universidade de Munique, na cidade onde viria a falecer.
Ohm estabeleceu teoricamente a lei que leva seu nome em 1827.Procurando analisar a possível relação entre a tensão e aintensidade de corrente que atravessa um condutor. Ele assemelhava a corrente elétrica ao movimento de um líquido num canal, comparado a diferença de potencial à diferença de nível no líquido. Verificouque a intensidade da corrente, medida em Ampères, e a diferença de potencial (ou tensão), medida em Volts, estão relacionadas segundo uma proporção constante. Essa proporção denomina-se resistênciaelétrica. Um aspecto interessante é que, trabalhando numa época em que os fenômenos elétricos ainda eram muito obscuros, ao enunciar sua lei, ele definiu com clareza a corrente elétrica de um condutor,exatamente como concebemos hoje.
INTRODUÇÃO
As atividades nos domínios da eletricidade e eletrônica exigem constantes realizações de medições de grandezas elétricas, para isso a utilização de aparelhos adequados é essencial. Pois as medições se reduzem das mais variáveis situações, na sua utilização, e cada vez mais generalizada, os transdutores adequados remetem a tarefa de medição de grandezas não – elétrica para um problema de medição de uma ou mais grandezas elétricas, que geralmente conduz tensões ou correntes.
Conhecer esses princípios básicos de geração da eletricidade, e aplicar corretamente a teoria das Leis de Kirchoff e a Lei de Ohm no experimentam; utilizando conscientemente a instrumentação voltada para fim, o funcionamento das fontes de tensão