Relatorio queda livre
Glauria Vieira Braz de Oliveira
Universidade Federal de Goiás/Instituto de Física/ Licenciatura em Física, glauria_braz@hotmail.com
Resumo
Este artigo contem o experimento de queda livre que foi utilizado um suporte contendo uma haste com atração magnética onde foi colocada uma esfera, ao pressionar um botão conectado a um cronometro a esfera caía livremente em uma base que parava o cronometro automaticamente quando essa esfera tocava a mesma. Alteramos a altura seis vezes e calculamos cinco tempos diferentes em cada altura, obtendo assim dados suficientes para calcularmos a gravidade do laboratório onde o experimento foi realizado. Fizemos a coleta dos dados para posteriormente conseguirmos fazer os cálculos e chegarmos a uma conclusão que será apresentada neste relatório.
Palavras-chave: Queda Livre, aceleração gravitacional, gravidade.
Introdução
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação da gravidade.
O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que só se podia fazer afirmações referentes aos comportamentos da natureza mediante a realização de experimentos. Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo no mesmo instante. Após a realização de outros experimentos de queda de corpos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o