Doenças ocupacionais por agentes físicos
VIBRAÇÃO
A vibração é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo
.
Tratores, máquinas de terraplenagem, caminhões, máquinas de polir, serras manuais, furadeiras manuais, são exemplos bastante comuns.
Ao contrário de muitos agentes ambientais, a vibração somente será problema quando houver efetivo contato físico entre um indivíduo e a fonte, o que auxilia no reconhecimento da exposição.
As vibrações podem ser, basicamente, de 2 tipos:
➢ Vibrações localizadas - são aquelas transmitidas a uma determinada parte do corpo pelo equipamento operado. É o caso de todas as ferramentas manuais motorizadas, cujas vibrações são absorvidas pelas mãos e braços, principalmente.
➢ Vibrações de corpo inteiro - são aquelas transmitidas pelo equipamento que vibra a todo o corpo do indivíduo, que poderá estar de pé, sentado ou deitado. É o caso de motoristas de caminhão, operadores de grandes máquinas, pilotos de avião.
As vibrações danosas ao organismo estão nas freqüências de 1 a 80 Hz, provocando lesões nos ossos, juntas e tendões. As freqüências intermediárias, de 30 a 200Hz, provocam doenças cardiovasculares, mesmo com baixas amplitudes e, nas freqüências altas, acima de 300 Hz, o sintoma é de dores agudas e distúrbios. Alguns desses sintomas são reversíveis, podendo ser reduzido após um longo período de descanso.
LIMITE DE TOLERÂNCIA- BASEAR-SE NAS ISO 2631 (VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO) E 5349 (VIBRAÇÃO LOCALIZADA)
EFEITOS DAS VIBRAÇÕES NO ORGANISMO HUMANO
Principais sintomas da vibração:
Sensação geral de desconforto ( 4-9 Hz
Sintomas na cabeça (dor de cabeça) ( 13-20 Hz
Influência na linguagem ( 13-20 Hz
Dor no peito ( 5-7 Hz
Dor abdominal ( 4-10 Hz
Desejo de urinar ( 10-18 Hz
Influência nos movim. respiratórios ( 4-8 Hz
Contrações musculares ( 4-9 Hz
Alguns exemplos desses efeitos são:
Visão turva - O efeito das vibrações sobre a visão é de grande