Relatório Queda livre
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Queda livre
Viçosa-MG
1- OBJETIVO GERAL
A prática tem como objetivo observar a relação entre as grandezas altura e tempo e medir a aceleração da gravidade do local durante a queda livre de duas esferas de diâmetros diferentes.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O movimento de queda livre é o movimento de corpos em uma única direção e com aceleração constante (a aceleração da gravidade g). Isso quando a distância da queda é pequena em relação ao raio da Terra, portanto podemos desprezar a diminuição da aceleração com a altura e a resistência do ar. O valor da aceleração da gravidade é g = 9.8 m/s2, isto na superfície da Terra. Como g é o módulo de uma grandeza vetorial (pois a aceleração da gravidade possui também direção e sentido), seu valor é sempre positivo.
Considerando o eixo y positivo de cima para baixo, o deslocamento vertical no movimento de queda livre é dado por:
y = y0 + vot + ½ gt2
Onde:
y0: altura inicial do corpo v0: velocidade inicial do corpo g: aceleração da gravidade t: tempo de queda
Considerando, em especial para a queda livre, que o objeto parte do repouso e que a altura inicial do corpo é zero, tendo este como referencial adotado, temos:
y = ½ gt2
A partir da equação obtida podemos observar que a relação entre o deslocamento do corpo e o tempo de queda não é linear.
3- METODOLOGIA
• Material:
Os materiais utilizados na realização da prática foram um equipamento para medir o tempo de queda, duas esferas de diâmetros diferentes (13 e 16 mm), suportes e trena para medir a altura da queda.
• Procedimento:
Utilizando um suporte, foram realizadas quedas livres das duas esferas das seguintes alturas: 1.80 m, 1.60 m, 1.40 m, 1.20 m, 1.00 m, 0.80 m, 0.60 m e 0.40 m. Sendo que foram realizadas duas medições de cada esfera em cada altura.
As alturas foram medidas utilizando-se a trena e o tempo utilizando-se um