Relatório preparo e diluição de soluções
1. INTRODUÇÃO
A química em soluções é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos. Existem soluções no estado sólido, no estado líquido e no estado gasoso, podendo estas dar-nos a conhecer não só a sua composição qualitativa como também a quantitativa. A composição quantitativa ou concentração pode ser expressa de diversas formas como, por exemplo, em molaridade:
Onde M é a molaridade ou concentração molar, n é a quantidade de soluto (em mols) e V é o volume da solução (em litros). Ou também pode ser apresentada apenas como concentração:
Onde C é a concentração, m é a massa do soluto (em gramas) e V é o volume da solução (em litros). O processo de diminuição da concentração recebe o nome de diluição. Diluir uma solução nada mais é do que diminuir sua concentração acrescentando a ela mais solvente, sem alterar a massa do soluto.
2. OBJETIVOS
Esta atividade prática tem como objetivo preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas, calculando as concentrações necessárias de cada reagente para obter o resultado desejado.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
1. Materiais Utilizados:
1) Pipeta graduada 2) Pipeta volumétrica 3) Balão volumétrico 50 mL 4) Balão volumétrico 100 mL 5) Béquer 6) Funil analítico 7) Bastão de vidro
2. Reagentes