Relatório PL
No dia 9 de dezembro de 2013, a nossa turma realizou uma visita de estudo ao Porto de Lisboa, no âmbito da disciplina de Geografia, com os seguintes objetivos:
Conhecer a importância do transporte marítimo na atividade da distribuição;
Saber a importância do transporte marítimo relativamente aos restantes modos de transporte;
Reconhecer a importância do transporte multimodal e multifuncional no desenvolvimento da economia;
Avaliar competências sociais.
A visita foi guiada pelo Dr. Manuel Loureiro, e realizou-se no cais da Rocha. Foi lá que o Dr. Manuel Loureiro, através de uma apresentação, nos deu a conhecer as diversas utilizações do Porto de Lisboa e a sua importância para a economia nacional.
Trata-se de um porto multifuncional, o mais importante de Portugal e de referência na Península Ibérica e na Europa, com uma excelente localização geográfica, onde diariamente atracam navios de carga de diversas mercadorias (contentores, agro-alimentares, multiusos e líquidos), navios de cruzeiro e barcos de recreio.
Para além de multifuncional, é também multimodal, uma vez que nele se encontram terminais de transporte ferroviário e rodoviário, que permite uma deslocação mais rápida e barata das mercadorias para o seu destino final.
De todo o mundo chegam navios que transportam granéis sólidos (ex.: sementes de soja e de girassol), granéis líquidos (ex.: gasóleo e fuel-oil), carga contentorizada, RO-RO (automóveis) e carga fracionada (alumínios, aço, bobines de papel).
De um modo geral, a movimentação no Porto de Lisboa tem vindo a crescer (transporte de mercadorias e passageiros – cruzeiros), o que gera riqueza e um aumento de postos de trabalho.
Para além de tudo isto, o Porto de Lisboa é bastante seguro. Pelas tecnologias avançadas, utilizadas nas diversas operações, como scanners de contentores, conseguiu-se, por várias vezes, detetar a presença de droga, explosivos e de imigrantes ilegais dissimulados nas