relatorio de ensaio pl pp
Discente: Flávio Paulino Filho. Graduando do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá
Prof. Maria Aparecida
INTRODUÇÃO
Este relatório, tem por objetivo apresentar os resultados dos ensaios da determinação dos Limites de consistência sobre Limite de Liquidez (L.L.) e Limite de Plasticidade (L.P) da baixada cuiabana com os métodos de Atterberg e Casagrande, realizado no dia 10/09/2015, ministrado pela Prof.: Maria Aparecida, no Laboratório de Mecânica dos Solos da UNIC – Universidade de Cuiabá. Explicaremos os métodos e aparelhos utilizados, a execução dos ensaios e os resultados obtidos em cada um deles.
Chegando a resultados comparados com tabelas e gráfico. Temos como objetivo principal apresentar o que é cada um desses ensaios, para que são utilizado, como são utilizados e seus resultados.
DESENVOLVIMENTO Para o ensaio de LL (Limite de Liquidez) foi utilizado 100g de solo e para o ensaio de LP (Limite de Plasticidade) também foi utilizado 100g de solo. Foram aferidos as taras de 8 recipientes de alumínio com tampa. Para o ensaio de LL, foram utilizados 4 recipientes, para o 1º foi adicionado aos poucos água no solo, até atingir 17,5ml, o qual apresentou uma consistência ideal, o solo homogeneizado foi aplicado no aparelho de Casagrande, espatulado, separados com o cinzel formando dois taludes com a ranhura, posteriormente foi aplicado 50 golpes para fechamento da ranhura, foi retirado uma amostra respeitando a distância de um dedo da borda do aparelho e depositado no recipiente nº 51, o restante do material foi devolvido no cadim. Para o segundo ensaio foi adicionado mais 2ml de água, homogeneizado novamente, aplicado todo procedimento do primeiro ensaio, foi aplicado 35 golpes para fechamento da ranhura e amostra depositado no recipiente nº 52, devolvido o restante no cadim. Para o terceiro ensaio foi adicionado mais 2ml de água e aplicado os mesmos