Relatório Pendulo Composto
Experimento: Pêndulo Composto
Nomes:
Profº Fís. Exp. I
Título: Determinação da aceleração da gravidade e do raio de giração do sistema através do Pêndulo Composto
Resumo:
A partir desse experimento foi possível analisar o comportamento de um pêndulo composto, como verificar se seu período de oscilação é independente da amplitude, para pequenas oscilações. E, a partir medidas de grandezas físicas, determinar a partir de um gráfico, o raio de giração, a aceleração da gravidade e o momento de inércia de certo ponto obtido. Também obtivemos os valores do raio de giração e da aceleração da gravidade pelo método dos mínimos quadrados e através dos coeficientes angulares e lineares de uma dada equação da reta.
Objetivos:
1. Determinar, por meio de um gráfico Período de oscilação x distância (Txd) o comprimento L de um pêndulo simples que equivale ao pêndulo composto suspenso pelo primeiro furo;
2. Determinar o raio de giração (K) e o momento de inércia (I) para o primeiro furo;
3. Determinar a aceleração da gravidade a partir dos dados obtidos com o auxílio do gráfico;
4. Determinar a aceleração da gravidade (g) e o raio de giração (K) pelo Método dos Mínimos Quadrados e comparar os valores obtidos;
5. Traçar um gráfico (T2h) x (h2) e obter o raio de giração (K) e a aceleração da gravidade a partir dos coeficientes angular e linear.
Introdução:
O pêndulo composto (também chamado de pêndulo físico) é um dispositivo composto por uma haste rígida de massa m qualquer, onde h é a distância entre o eixo e o CM e L é o comprimento total da haste. O sistema está ilustrado na figura abaixo (Figura 1).
Figura 1: Pêndulo composto. Corpo de massa m oscila em torno do ponto O pelo qual está suspenso. A figura mostra o desvio angular e a ação do torque restaurador.
Quando o sistema é retirado do