Relatório de física de laboratório
APRESENTAÇÃO
Este documento relata as atividades desenvolvidas durante a aula prática de Laboratório de Física para Engenharia Ambiental realizada nos dia 12 de setembro de 2011, ocorrida nas dependências físicas do Laboratório de Águas e Efluentes, sala 211 – bloco IV do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS/UFSM), na cidade de Frederico Westphalen. Esta foi uma aula prática referente pêndulo simples, ocorrida sob a orientação da professora Denize Kalempa.
1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este trabalho é referente ao estudo do pêndulo simples, onde é constituído de uma massa suspensa na extremidade de um fio inextensível e de massa desprezível, que oscila em torno de um ponto fixo.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei, aproximadamente em 1581, realizou suas primeiras observações do estudo do movimento do pêndulo.
Um pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de massa desprezível. Quando um corpo puntiforme é puxado lateralmente a partir de sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, ele oscila em torno da posição de equilíbrio ( YOUNG, 2003 ).
É um sistema mecânico que exibe movimento periódico, e consiste em um corpo pontual de massa m suspenso por um fio (ou haste) leve, de comprimento L, cuja extremidade superior é fixa (SERWAY, 2008 ).
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Pêndulo
Um pêndulo é um sistema