Relatório de laboratório de física
INSTITUTODEFÍSICA
Laboratório de Física I – Física, Licenciatura Plena
IDENTIFICAÇÃO
Universidade Federal de Mato Grosso
Laboratório de Física I - 2012/1
Curso: Física, Licenciatura Plena
Professor: Paulo H Z Arruda
Relatório No: 1
Alunos (as): Giordana Quadros Brandão, Iaci Araujo Ramos e Jonh Billy da Silva
Matrículas: (RGA) 201215307003, 201211307043 e 201211307016
Data do experimento: 27/03/2012
Data de entrega: 13/04/2012
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que trata de informações sobre a importância de um laboratório na formação acadêmica e discussões sobre introdução de calculo de incerteza em determinadas situações de experimentos.
A aula teve início com fundamentação teórica assim como levantamento de perguntas geradoras de discussões sobre o laboratório de física 1 na formação de um acadêmico.
O laboratório para a formação de um educador e educando é um apoio de conhecimento concreto que auxilia as ciências a lidar com ferramentas durante o processo de experimentação e organização do trabalho, assim como, são pesquisas que fazem do educando levantar hipóteses sobre o fato de incertezas em cada etapa. “...” Incerteza é a quantificação da dúvida em relação ao resultado da medição (BORRERO, 2004).A incerteza é uma estimativa da faixa de valores dentro da qual se encontra o valor verdadeiro da grandeza medida.
As medidas sempre envolvem incertezas durante os experimentos, principalmente quando a atividade é desenvolvida várias vezes e em grupo.
De fato, seja o micrômetro calibrador, que é capaz de medir distâncias com segurança até 0,01 mm, bem como, paquímetro, um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça, são capaz de envolver erros, porém essas ferramentas possui uma incerteza menor, e mais precisa (SEARS E ZEMANSKY, 2007).
Partindo desse conhecimento, vale ressaltar que a partir do momento que se adota calcular a média e desvio