Relatório laboratório de física a
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
ALUNOS: Fabiana Propheta dos Santos
Cleyce Cristina Soares da Cruz
Daniel Costa Santos
Ramon Sami Santos de Oliveira
Fillipe Barreto
São Cristóvão SE
Março de 2012
RELATÓRIO DE FÍSICA A (104522) TURMA: M2
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Física A, turma M2, ministrada pela professora Suellen Maria Valeriano Novais.
São Cristóvão SE
Maio de 2012
INTRODUÇÃO Com o desenvolvimento das civilizações houve a necessidade de desenvolver métodos para obterem-se medidas cada vez mais precisas, sendo elas, altura, diâmetro, espessura, massa, volume, etc. A cada dia mais, a partir do avanço das tecnologias, surgiria por obrigatoriedade técnicas que fossem mais precisas em menores medidas, uma vez que, dimensões conhecidas se tornariam mais incertas a partir do momento que se trabalha com medidas mais complexas. Esta exigência vem se concretizar a partir da primeira Revolução Industrial, quando se tem o início da moldagem de peças (torneamento rudimentar). A primeira vez em que um objeto capaz de medir centésimo de milímetros foi apresentado pelo francês Jean Louis Palmer. A revolução industrial exigia um processo ainda mais preciso pelo qual Laroy S.Starrett patenteou um micrômetro mais preciso e exato do que o paquímetro, adaptando uma haste onde proporcionou o aumento da velocidade de medições.
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir a profundidade de uma peça e suas dimensões internas e externas. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
FIGURA 1: A figura acima mostra um paquímetro, com escalas em centímetros.
1. Bicos;
2.