Banco de talentos
O Banco de Talentos deve ajudar os gestores por meio do melhor entendimento e ampliação do capital humano e intelectual da organização. Afinal, a área de recursos humanos detém grande parte da responsabilidade pelo processo de agregar valor e obter resultados, quando vai além da simples locação de mão de obra, quando harmoniza a pessoa certa no lugar certo, potencializando a sua capacidade e, conseqüentemente, obtendo melhores resultados para a organização. Com o Banco de Talentos, o processo seletivo fica muito mais rápido. A organização determina quais os requisitos importantes e todos os candidatos selecionados estarão enquadrados no perfil estabelecido. Isso reduz o tempo dos processos seletivos, pois todos os currículos ficam à disposição de forma imediata, não sendo necessária a espera de chegada destes, para posterior leitura e triagem. Basta digitar o perfil desejado e todos os currículos são selecionados automaticamente.
No mercado atual a gestão de pessoas voltou a ser considerada, como o grande diferencial decisivo para o sucesso empresarial; a matéria prima é o talento humano capaz de agregar valor na missão mais nobre de uma organização, que é a relação com seus clientes.
Portanto, o grande desafio no momento é desenvolver seus talentos internos ocultos e por conseqüência ser eficaz para obtenção da fidelidade de sua clientela. A gestão de talentos necessita de muitos cuidados e criatividade. Para tanto, há uma grande necessidade da área de gestão de talentos, ou pessoas, etc., em desenvolver novas competências para a competitividade se manter saudável; pois é a grande oportunidade dos gerentes da área de RH mostrarem que são capazes de gerar receita, ampliar o espectro da clientela atendida, e ser uma ferramenta de Planejamento Estratégico, isto é, pensar primeiro em resolver os problemas, apresentar e viver postura de inovação.
Trataremos sobre o tema, apresentando um