Relatório Palestra L.P.
O objetivo da palestra foi apresentar a partir de uma visão geral, a experiência pessoal e profissional de Luiz Bueno como atuário.
Inicialmente, Luiz apresentou seu histórico atuarial, mencionando todas as universidade e empresas pelas quais passou, atribuindo destaque à FEA, instituição onde graduou-se em Ciências Atuariais e precursora de sua vida acadêmica, desenvolvimento profissional e pessoal.
Luiz ingressou na FEA em 2006, ano concomitante com o retorno do curso de Atuária, portanto, além de ter que lidar com as dúvidas acerca de sua vida recém-universitária, também conviveu com as dificuldades que um curso de certa forma “iniciante” devido ao regresso, enfrenta. Um caloura sem veteranos.
Ainda a respeito de sua vida feana, o palestrante ressaltou a participação em atividades complementares, proporcionadas tanto pela FEA quanto pelas outras faculdades pertencentes à USP.
Sobre o desafio de conciliar estudos e trabalho, Luiz apresentou os prós e contras, relatou os ganhos em experiência, contato com a área, novas responsabilidades, networking (criação de uma rede de contatos) e autonomia financeira que um emprego propicia ao indivíduo. Por outro lado, também discorreu sobre o menor tempo de estudo, mudança de rotina social e também alienação acadêmica, em que o estudante muitas vezes começa encarar a faculdade como mera obrigação e esquece o real sentido desta.
No terceiro ano na FEA, Luiz ingressou no programa de intercâmbio pela CCInt-FEA (Comissão de Cooperação Internacional da FEA-USP) e passou 7 meses em Milão, na Universidade Luigi Bocconi. Essa experiência lhe proporcionou o contato com outras culturas, novas amizades, além de um ganho pessoal e acadêmico.
Apesar de o curso de Ciências Atuariais não ser ministrado na instituição, Luiz teve a oportunidade de assistir a aulas que acrescentaram grande conhecimento acadêmico e profissional como: