MATEMATICAPLICADA

451 palavras 2 páginas
Função Lucro A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.
L(x) = R(x) – C(x)

Juro simples O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde:
J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos

Taxa de Variação Média
A taxa de variação média é obtida pela divisão de duas grandezas que, em situações práticas, têm unidades de medidas. A taxa de variação pode ser calculada para qualquer função. Assim, por exemplo, a função P(x), em que P é a quantidade produzida e x é o tempo, terá:
Taxa de variação média = Variação em P/ Variação em X= ∆P/∆X

Taxa de Variação instantânea:
A taxa de variação instantânea na maiorias das vezes calcula a taxa de variação em uma ocasião especifica por isso a taxa de variação instantânea está relacionada a derivada.

Função Marginal Chama-se função marginal de à função derivada de . Assim, a função custo marginal é a derivada da função custo, a função receita marginal é a derivada da função receita, e assim por diante. Nesta seção veremos algumas funções marginais.
Suponha que seja o custo total de produção de unidades de certo produto, com e . A função é chamada de função custo total e temos a seguinte definição.
Se é o custo total de produção de unidades de um produto, então o custo marginal quando , é dado por , caso exista. A função é chamada função custo marginal.
Elasticidade – Preço da Demanda

Chamamos de elasticidade-preço da demanda a medida da intensidade da mudança da quantidade demandada a cada mudança de preço. O cálculo da elasticidade é simples: dividimos a porcentagem da queda na

Relacionados