ATPS Gest O Da Qualidade Etapas 3 E 4
O presente trabalho tem como finalidade a elaboração das duas últimas etapas da atividade supervisionada da Gestão da Qualidade e trará conceitos relacionados a Processos de Melhoria Contínua e Padrões Internacionais de Qualidade Normas ISO.
1. PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
1.1 5S
A implantação de um programa 5S, segundo Campos (1999), visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento, tornando-se uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos, ou seja, melhorias. Godoy et al (2001), explica que o Programa 5S influencia, positivamente, a organização, as pessoas, o ambiente, potencializando a melhoria da qualidade. Tal programa muda o comportamento e as atitudes das pessoas pelo envolvimento, engajamento e comprometimento que surgem com a implantação e manutenção dessas ações. O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S. Na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original. Assim, o termo original 5S ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.
1.2 Kaizen
O termo kaizen é formado a partir de KAI, que significa modificar, e ZEN, que significa para melhor. O kaizen foi introduzido na administração a partir de 1986 por Masaaki lmai e tem sido associado à ideia de melhoria contínua, não só no trabalho como também no lar e na vida social. A exemplo de outras ideias lançadas pelos japoneses, como o just-in-time, os conceitos iniciais do kaizen se expandiram para uma filosofia organizacional e comportamental. É, pois, uma