Relatório Palestra Lupicínio
Curso Superior em Processos Gerenciais
FABIANO DOS SANTOS OLIVEIRA
RESUMO PALESTRA NOITE DE LUPICINIO RODRIGUES
PORTO ALEGRE
2014
Palestra Noite de Lupicínio Rodrigues
A programação incluirá explanação sobre a obra de Lupicínio Rodrigues, pelo professor Ricardo Mitidieri, seguida de vídeo comentado, apresentado pela professora Cláudia Estima.
Lupicínio Rodrigues
Relatório de Fabiano dos Santos Oliveira.
Nascido em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914, Lupicínio compôs centenas de músicas que ganharam projeção nos cenários nacional e internacional nas vozes de cantores de destaque na MPB, com temas de amor, traição e boemia. É autor, ainda, do hino do Grêmio.
Na palestra o Profa. Cláudia Estima, relatou que Lupi foi considerado o percussor das canções de dor-de-cotovelo ("Querem saber por que eu sou o criador da dor-de-cotovelo? Eu tinha um programa na Rádio Record, que quando eu terminava de cantar minhas músicas, todo mundo chorava. Naquela época, de fato eu estava sofrendo muito, fazia músicas muito tristes que fizeram sucesso"), definia a dor com dois tipos: Estadual: ("Aquela da noite, que a gente encontra um amor e depois fica sentindo saudade") e a Federal: ("Que a gente não esquece nunca, fica pelo resto da vida"). Os professores colocaram trechos das músicas estigando os alunos a refletir sobre suas letras e comentar as mensagens que elas transmitiam exemplo:
Música Vingança: A vingança é um sentimento que leva o ser humano a querer ver sofrer quem o decepcionou. Mercedes chorava pelo compositor em um bar, quando soube, Lupi não pôde esconder a satisfação, e ali mesmo, compôs o maior sucesso de sua carreira.
Vingança – Lupicínio Rodrigues
Eu gostei tanto,
Tanto quando me contaram
Que lhe encontraram
Bebendo e chorando
Na mesa de um bar,
Só vingança, vingança, vingança