Relatório obrigado por fumar
“Obrigado por Fumar”
Dirigido por Jason Reitman, o filme de titulo original Thank You for Smoking, traduzido, Obrigado por Fumar, é estrelado pelo ator Aaron Eckhart. Produzido em 2005, o longa traz a história de Nick Naylor, um homem que é porta voz das grandes empresas de cigarro dos Estados Unidos. Nick, ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes, manipula informações para diminuir o risco do uso do cigarro e aumenta a popularidade do vicio entre americanos.
Quando desafiado pelos vigilantes de saúde e pelo senador Ortolan Finistirre, interpretado pelo ator William Macy, que deseja colocar rótulos que representa o mal que causa fumar nos maços de cigarro, Nick defende a sua verdade, claro que apoiando sempre as indústrias de cigarro.
Além de um lobista de sucesso na sua área, Nick também é pai de Joey, garoto criado pela mãe e que começa a se interessar pelo trabalho do pai. O filme, é inteiramente inteligente e do começo ao fim questiona a liberdade de escolha e a manipulação da indústria do entretenimento por grandes corporações. Nick é extremamente odiado pela sociedade, por defender o cigarro, entretanto não se pode negar de que os argumentos usados por ele para defender o tabagismo são muito bons. Durante o filme também conhecemos os dois melhores amigos de Nick, Polly, que defende as indústrias de bebidas alcoólicas e Bobby que defende os fabricantes de armas, juntos formam o ‘esquadrão da morte’, como eles mesmo gostam de se titular; mais uma sátira que torna o filme ainda mais intrigante. A atriz Katie Holmes, faz o papel da jornalista Heather Holloway, que faz de tudo para conseguir uma boa reportagem. Após ir a um programa de televisão, onde estava o assistente do senador Ortolan, um garoto com câncer e a mãe do garoto, Nick não se intimidou e fez o que ele sabe fazer de melhor, argumentar a favor do uso do cigarro; o que chamou bastante atenção da mídia e críticos, principalmente da linda