Relatório movimento de projétil
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA
PRÁTICA 2: MOVIMENTO DE PROJÉTIL
TERESINA-PI
Objetivos
Verificar a relação existente entre o alcance horizontal e a altura máxima no lançamento de um projétil, bem como a velocidade durante esse lançamento comparando os resultados experimentais com os conceitos teóricos.
Procedimentos
1. Foi feita a montagem de uma rampa sobre uma mesa de modo que a inclinação formada favoreça o rolamento de uma bola. 2. Avaliou-se a altura y(m)=0.91 da mesa, e em seguida foram feitos vários testes a fim de encontrar uma posição inicial da bola na rampa que permitisse a cronometragem do tempo sem alterar a trajetória retilínea da bola no intervalo Δx. Sob essas condições, definiu-se a posição inicial H(m)=0.2 da bola na rampa. 3. Em seguida realizaram-se uma série de testes de lançamentos avaliando-se o intervalo de tempo Δt percorrido pela bola. 4. Calculou-se a velocidade Vx = Δx/Δt e foi feita tabela da figura 6 do caderno de práticas. 5. Utilizando-se da forma listada no procedimento 4, calcularam-se os valores da velocidade:
Vmin= 0.275/0.49 = 0.56m/s
Vmáx= 0.275/0.45 = 0.61m/s
Vméd = 0.58m/s 6. Verificou-se o modelo físico y = (g/2vo²)x², considerando que a trajetória seja uma parábola, do momento em que a bola cai da mesa para o chão.