RELATORIO MOVIMENTO DE UM PROJETIL - INTRODUÇAO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL ME
TURMA PR5
RELATÓRIO
MOVIMENTO DE UM PROJÉTIL
EXPERIMENTO 2
JOAO SANTO COUTO
1 – RESUMO
Nesta prática realizaremos alguns lançamentos oblíquos de um projétil através de uma canaleta inclinada para lançamento e com o auxílio de uma Webcam e Softwares instalados no computador analisaremos os resultados do experimento, bem como calcularemos algumas variáveis como velocidade inicial, posição final, a equação da parábola descrita pelo projétil, o ângulo de inclinação da canaleta, dentre outros.
2 – INTRODUÇÃO
O movimento de projétil existe em diversas situações nas quais podemos nos deparar, como o lançamento de uma bola de futebol, o arremesso de uma bola de basquete ou de beisebol ou um tiro de um canhão ou de uma arma de fogo. Apesar de não nos importarmos, na maioria das vezes, com os detalhes da trajetória do projétil ou muito menos com as velocidades inicial e final ou com o ângulo de inclinação em que esse objeto foi lançado, em algumas situações a análise detalhada do movimento é de suma importância, como no caso da Balística Forense, ciência que estuda o movimento de corpos lançados ao ar livre, geralmente relacionado ao disparo de projéteis por uma arma de fogo. O objetivo do experimento é o registro da trajetória de um projétil a partir do seu lançamento e posterior análise desta trajetória, determinando assim o ângulo de lançamento, a velocidade inicial do objeto e o ponto de contato com o chão, no final da trajetória.
3 – TEORIA
O movimento de um projétil é um caso de movimento bidimensional, sendo, portanto, composto de dois movimentos simultâneos, um vertical e outro horizontal. Na direção horizontal temos um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e na vertical um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV), devido à atuação da aceleração da gravidade, conforme a figura abaixo.
Figura 1 –