Pré sal
Pré-Sal
Sumário
Capa ----------------------------------------------------------------------- 01
Introdução --------------------------------------------------------------- 03
Desenvolvimento ----------------------------------------------------- 04
Conclusão ---------------------------------------------------------------- 10
Imagens ------------------------------------------------------------------- 11
Referências --------------------------------------------------------------- 12
Introdução
Desde 2007, o termo pré-sal ganhou as páginas dos jornais de todo o país. A maioria dos brasileiros reproduz os discursos sobre exploração e produção dos especialistas sobre a descoberta. Mas... Você saberia responder, efetivamente, o que é o pré-sal?
O termo foi escolhido para caracterizar a descoberta da acumulação de Tupi, na Bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada pré-sal, isto é, a 5 quilômetros abaixo do solo do oceano na plataforma continental brasileira. As estimativas do governo apontam que as reservas atinjam entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e gás natural.
E tem mais. Essa riqueza do pré-sal não se restringe a Tupi. A reserva de petróleo sob a camada de sal no subsolo oceânico estende-se por 800 quilômetros, indo de Santa Catarina ao Espírito Santo. A importância dessa descoberta está relacionada ao potencial de produção que o país poderá atingir.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras que encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
Os primeiros resultados do volume estimado de óleo encontrado nas acumulações do pré-sal, descobertas até agora, apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma idéia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de