Relatório motor 2 tempos
Escola Politécnica da USP PMR2201 –
Pedro William Professor: Turma
Motores dois tempos: Os motores dois tempos são um tipo diferente de motor, realizam apenas os tempos de compressão e combustão, eles diferem dos motores quatro tempos utilizados em carros e em caminhões em diversos aspectos, algumas de suas vantagens são: • É um motor mais leve e simples pois possui menos peças; • Gera maior potência: uma explosão a cada giro, enquanto que no de quatro tempos é alternada; • Eles podem funcionar em qualquer direção, não há uma posição especifica para instalar o motor.
Ciclo dois tempos: O início do ciclo ocorre quando a vela acende, o combustível e o ar no interior do cilindro são comprimidos, ocasionado à explosão. Essa que empurra o pistão para baixo. O movimento do pistão acarreta diversos movimentos no interior do motor: primeiro, conforme vai descendo, o pistão permite a abertura da janela de exaustão, onde devido à diferença de pressão os gases resultantes da explosão são expelidos; segundo, o movimento do pistão pressionou a mistura no cárter, o que faz com que essa mistura entre no cilindro, desloque o restante dos gases de exaustão e preencha o cilindro com uma nova carga de combustível; terceiro, conforme o pistão vai subindo, cria-se um vácuo no cárter o que faz com que combustível, ar e combustível sejam sugados do carburador. Conforme foi visto o pistão assume três funções diferentes o que justifica sua leveza e simplicidade.
Apesar dos motores dois tempos apresentarem boas vantagens, ele não tem sido muito utilizado, isso ocorre pois: • Sua durabilidade é bastante comprometida devido a ausência de um sistema eficiente de lubrificação; • O combustível para abastecer o motor dois tempos é cara, pois se trata de um combustível especial que mistura gasolina e óleo (é desse jeito que ocorre a lubrificação das peças); • O combustível não é utilizado de maneira eficiente (parte dele vaza pelo escapamento