Combustao Motor
Motores e Combustão
Igor Bettio Cariuska
Vinicius de Freitas Martins
Elvis Martins de Souza
Relatório relativo à disciplina: Introdução a Engenharia
Resumo
Este relatório, tem como objetivo o estudo dos Motores de Combustão Interna abordando os aspectos fundamentais para a compreensão Relativamente aos mesmos, o relatório centra-se no seu enquadramento histórico, referindo os engenheiros que mais contribuíram para o seu desenvolvimento e algumas das suas aplicações; e nos tipos de motores existentes, analisando, funcional e estruturalmente os motores segundo o tipo de movimento
INTRODUÇÃO
Com a criação do motor de combustão interna, que tornou possíveis meios de transporte como o automóvel, o avião e até veículos militares, foi evoluindo ao longo do tempo e assim Sob condições normais de operação e com o cuidado adequado, um motor de combustão interna proporcionará desempenho satisfatório durante milhares de quilômetros ou horas de serviço. Proporcionando atraves da sua evolução o desenvolvimento da sociedade.
Combustão
Pesquisa Básica
A combustão consiste na reação química entre dois ou mais reagentes (combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor. Assim, todas as reações de combustão são extremamente exotérmicas (mesmo que necessitem de uma fonte de ignição para ocorrerem). Praticamente todos os combustíveis utilizados são orgânicos (com cadeias carbônicas ligadas a átomos de hidrogênio ou oxigênio). Sendo alguns exemplos: a gasolina, o álcool etílico, o acetileno e o metano.
H + O2 → CO2 + H2O
Da classe dos comburentes, o oxigênio é o mais presente (embora outras substâncias possam ser utilizadas, como o flúor) e a sua função é oxidar o combustível adicionado. Ou seja, a combustão é, na maioria das vezes, uma reação de oxirredução. Onde o oxigênio é o agente oxidante.
Combustão Parcial e Completa
Na indústria, as reações de combustão acontecem a todo o momento e possuem