Motor a combustão
O texto a seguir apresenta uma revisão teórica sobre as leis da termodinâmica e conceitos da engenharia mecânica relacionados ao funcionamento de motores de combustão interna (MCI), que utiliza como fluido operante a mistura de ar e combustível (ciclo Otto). Será realizada também uma etapa experimental, que compreende a montagem de um motor de combustão interna real de forma didática e o desenvolvimento de um suporte, para que este motor seja mostrado em várias posições, ou seja, o suporte é constituído de dois eixos centrais com rotação de 360°. Com o objetivo de transformar o motor em material didático, foram realizados cortes em seu bloco principal esse bloco foi pintado em cores diferentes para obter uma melhor visualização das peças que compõem o motor.
O modelo escolhido para realizar este experimento foi o motor CHT, fabricado pela Ford e
Volkswagen.
Palavras – chave: Motor de combustão interna, Termodinâmica, Ciclo Otto.
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho de conclusão de curso será estudado o rendimento, a potência, a capacidade volumétrica, a taxa de compressão e o consumo especifico de combustível para motores de combustão interna, através deste estudo poderá ser realizada uma analise das vantagens e desvantagens na utilização dos motores tipo BOXER, CHT e V8.
Visando facilitar a didática para explicar o funcionamento das maquinas térmicas e as leis da termodinâmica, foi desenvolvido material didático que auxilie o desenvolvimento deste conteúdo. O material didático consiste na montagem de um motor real de combustão interna onde poderão ser observados todos os estágios de funcionamento de uma maquina térmica. O experimento desenvolvido neste trabalho tem como objetivo demonstrar o funcionamento e identificar os quatro tempos do ciclo Otto em um motor real.
Será realizado como parte experimental à apresentação de motor real de combustão interna de quatro tempos (ciclo Otto), modelo CHT fabricado em conjunto pela Volkswagen