pesquisa de projeto
1.1 Escolha do motor
O projeto tem como objetivo deslocar um copo de 50 ml cheio de areia, ao longo de 5m pela pista horizontal.
A princípio o grupo utilizou um motor de esmerilhadeira, que girava em torno do próprio eixo, uma roldana e uma linha, a linha era enrolada no eixo do motor e através da roldana puxava um dispositivo que puxava o copo.
Verificou-se que o copo era lançado muito longe e derramava toda a areia.
O grupo então tentou adequar à velocidade do motor, para que a areia não fosse derramada. As tentativas foram em vão e o grupo buscou outra solução.
Outra alternativa foi escolher um motor de vidro elétrico de automóvel movido a corrente contínua de 12 Volts, porém o problema foi oposto, a velocidade ficou muito reduzida e com isso o tempo ficou muito estendido. Após alguns ajustes regulamos a velocidade para que o processo levasse um tempo menor.
1.2 Escolha da pista
A pista precisava ser de uma superfície lisa, para que não houvesse muito atrito com o copo, a princípio foi escolhido uma madeira do tipo compensado plastificada, a mesma utilizada em fôrma para concretagem, porém verificou-se que mesmo utilizando esse material, o atrito continuava grande.
O grupo optou em fazer a pista em madeira do tipo MDF (Medium Density Fibeboard), por ser mais lisa. A pista possui um guarda-corpo lateral de 0,02 m de altura, utilizado para balizar o movimento.
1.3 Escolha do tipo de dispositivo utilizado para mover o copo
A princípio o grupo iria utilizar um carrinho de brinquedo que empurraria o copo, porém essa ideia foi logo substituída por uma base, em forma de guindaste que puxa através de uma linha de nylon e um conjunto de roldanas o copo. Essa solução foi ajustada através de uma peça em formato de “U” que fica atrelado ao motor através da linha.
2. FUNCIONAMENTO
O motor é alimentado por 2 baterias de 9 Volts, ligadas em série, totalizando 18 Volts e o motor é ligado