Atps rh
Relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
Controle - processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Essência do controle - verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados (conhecidos e previstos), o que significa que o conceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento.
Finalidade do controle - assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.
Tipos de Controle * Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca impedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa. * Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade; * Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.
O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber: Estabelecimento de padrões ou critérios:
- Os padrões representam o desempenho desejado;
- Os critérios representam normas que guiam as decisões;
- Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. Exemplo: Custo padrão, padrões de qualidade, padrões de volume, padrões de desempenho, unidade de medida, de produção ou de venda...
Observação do desempenho:
- Obter informação precisa, rápida e clara a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido:
-Determinar os limites