RELATÓRIO LIMITE DE LIQUIDEZ
Mato Verde - MG relatório de aula prática
Ensaio Limite de Liquidez
Relatório apresentado à disciplina de Mecânica dos Solos no 6º Período de Engenharia Civil como parte das atividades avaliativas, com orientação da Prof.ª Daise Anne Meira.
Por:
Lara Luiza
Leandro Logan
Maria Fernanda
Natália Sarmento
Phellip Bispo
Reinaldo Custódio
Thiago Freitas
Vinicius Francisco
Agosto/2015
1. Introdução:
Foi realizado no laboratório de solos da Faculdade Verde Norte, o ensaio de liquidez de acordo com a norma NBR 6459.
Nesse ensaio é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo.
2. Objetivo:
Proceder a realização dos ensaios de limites de liquidez visando obter os teores de umidade por amostra e a quantidade de golpes.
3. Aparelhagem e material necessários à execução do ensaio:
Aparelho de Casagrande.
Balança com precisão de 0,01g.
Cápsula de alumínio.
Cápsula de porcelana.
Cinzel.
Espátula de lamina flexível.
Estufa capaz de manter a temperatura de 105º a 110º.
Pisseta.
Peneiras de nº 20 e nº 40.
4. Execução do ensaio:
Os ensaios foram conduzidos no Laboratório da Faculdade Verde Norte, foi utilizado o material disponível do tipo silte, passado na peneira de nº 40, a amostra foi fracionada em três partes superiores a 100 g para homogeneização com quantidades diferentes de água. Após a mistura colocou-se na concha do aparelho Casagrande de forma a ocupar 2/3 da concha e com uma espessura de 1 cm que pode ser conferido com uma das extremidades do cinzel e com a outra extremidade efetuar uma ranhura longitudinal na amostra.
Iniciou-se a contagem dos golpes até que a ranhura tem-se fechado por aproximadamente 1 cm, anotando-se a quantidade, foi retirado em torno da área fechada uma quantidade de amostra, colocada para ser pesada