Relatório leucócitos
Resumo - Para identificar os núcleos em leucócitos, foram preparadas lâminas de esfregaço sanguíneo coradas pelo método pancrômico May-Grumwald-Giemsa. A partir das observações feitas utilizando o microscópio óptico podem-se diferenciar as células anucleadas (hemácias) e nucleadas (leucócitos). Identificando as diferentes formas dos núcleos.
Introdução
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas. O tecido sanguíneo – ou simplesmente sangue- é constituído por uma parte liquida, denominada plasma, e pelos elementos figurados. (...) Os elementos figurados do sangue compreendem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. (PAULINO) Nos mamíferos, as hemácias são anucleadas e contem milhões de moléculas de hemoglobina, pigmento respiratório que se combina com o O2, permitindo seu transporte e distribuição para todas as células vivas do organismo. (PAULINO) Os leucócitos são maiores que as hemácias e capazes de fagocitar e de digerir células diversas ou partículas estranhas ao organismo. Alguns deles são muito ativos na produção de anticorpos, que neutralizam as toxinas elaboradas por determinado microrganismo invasor do corpo. Os leucócitos, portanto, estão intimamente associados ao mecanismo de defesa do organismo. (PAULINO).
Metodologia
Para a realização do procedimento foi utilizado um microscópio óptico, óleo de imersão, lâminas de esfregaço sanguíneas coradas pelo método pancrômico May-Grumwald-Giemsa anteriormente preparada, solvente de limpeza para o microscópio e papel solvente. Com o auxílio do microscópio primeiramente focalizou-se as células sanguíneas com a lente objetiva de 40X. Quando foi formada uma imagem o mesmo