UNESC Relatotio
273 palavras
2 páginas
Contagem de leucócitos em câmara de NeubauerRelatório: Aula Pratica contagem de leucócitos em câmara de Neubauer
Introdução
A contagem diferencial informa as quantidades relativas dos diferentes tipos de leucócitos no sangue periférico, por si só, faz um diagnóstico, mas fornece também dados importantes, quando bem interpretada.
Para os exames de rotina, utiliza-se para tal contagem um esfregaço de boa qualidade corado pelo parótico rápido que é levado ao microscópio para observação.
Objetivos
Compreender a importância da Contagem Diferencial de Leucócitos para as hipóteses de diagnósticos e evoluções das patologias. Contar, em valores percentuais, de leucócitos circulantes no sangue periférico.
Procedimento:
Em um tubo de ensaio colocar 0,4 mL da solução diluente (Turk) com a pipetar de 400 microlitros. Acrescentar 20 microlitros de sangue. Homogeneizar a solução final por inversão do tubo. (5 minutos manual). Preencher a câmara de Neubauer com o auxílio de uma pipeta. Colocar a lamínula sobre a área de marcada na câmara de contagem e com a diluição homogeneizada no espaço abaixo da lamínula. Logo após observa o material no microscópio e contar os quatro quadrados laterais maiores e multiplicar por 50 os valores dados.
Materiais:
- Lamínula
- Câmara de Neubauer
- Tubo
-Pipetas
- Microscópio Óptico
- Diluente (Turk)
CÁLCULO DA CONTAGEM TOTAL DE LEUCÓCITOS:
Contagem de cada área quadrada das 4 em 16 quadrados e somar os 16 quadrados e pois de cada quadrado somado totalizando os 4 quadrados multiplicar por 50.
No° total de leucócitos x 50 = no total de leucócitos/mm3
Número de células = 65
(65x50= 3380 células/mL)
Resultado :
Observamos então, a partir do cálculo demonstrado acima, que a concentração de leucócitos é de 3380 leucócitos/mL.