Leucograma
Leucograma: contagem diferencial dos leucócitos
Introdução:
Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células presentes no sangue e produzidas na medula óssea e no tecido linfático. São chamados de glóbulos brancos, pois, ao contrário das hemácias (glóbulos vermelhos), não possuem pigmentos.
São células que têm como função realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias e substâncias alergênicas), pois os leucócitos possuem capacidade de produzir anticorpos.
Como principais características estão: Formato esférico; Cor branca; Tamanho entre 7 e 20 micrômetros (visualizados apenas com microscópios potentes);
No corpo humano de uma pessoa saudável existem entre 4 mil e 11 mil leucócitos por mililitro de sangue.
Os leucócitos podem ser classificados de acordo com o formato do núcleo: Podendo ser mononucleares e polimorfonucleares.
A redução do número de leucócitos no sangue de uma pessoa é conhecida como leucopenia. E o aumento do número de leucócitos no sangue de uma pessoa é conhecido como leucocitose.
A contagem diferencial informa as quantidades relativas dos diferentes tipos de leucócitos no sangue periférico. Para os exames de rotina, utiliza-se para tal contagem um esfregaço de boa qualidade corado pelo panótico rápido que é levado ao microscópio para observação. A contagem de células é realizada da metade para o fim da borda do esfregaço.
Objetivo: contagem de células brancas, com intuito de diagnosticar qualquer patologia que possa estar presente na lamina.
Materiais utilizados:
-Lamina de esfregaço de sangue periférico corado.
-Microscópio óptico.-Óleo de imersão.
Procedimento: a lamina de esfregaço sanguíneo foi levada ao microscópio, onde foi observada em objetiva de imersão com o auxilio do óleo de imersão.
Resultado:
Pode se observar, através da contagem diferencial de leucócitos:
Neutrófilos: 62 %
Linfócitos: 24%
Eosinófilos: 4%
Monócitos: 10%
Basófilos: 0/1 %