Relatório Leis de Kirchhoff
Esse experimento tem como objetivo demonstrar como funciona que leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, e aprendizagem sobre a lei de kirchhoff.
INTRODUÇÃO
Num circuito elétrico com vários elementos define-se malha qualquer percurso fechado e nó qualquer ponto com interligação de três ou mais fios. Dessa forma as leis de Kirchhoff podem ser enunciadas:
Lei das tensões: A soma algébrica das tensões ao longo de uma malha fechada é nula. iV0 (1) malha Lei das correntes: A soma algébrica das correntes que convergem para um nó qualquer de um circuito é nula. nI0 (2)
Uma vez num circuito com várias malhas alguns componentes são comuns a duas ou mais malhas, as equações (1) e (2) fornecem um conjunto de equações que podem ser resolvidas para determinar as correntes e tensões em todos os elementos do circuito.
Para a solução do circuito precisamos das Leis de Kirchhoff e de algumas definições. Uma malha é definida como qualquer percurso fechado em um circuito e um nó é definido como um ponto de interligação de três ou mais fios de um circuito.
A Lei das Tensões de Kirchhoff estabelece que é nula a soma algébrica das diferenças de potencial ao longo de uma malha qualquer. Esta lei é consequência da definição de potencial elétrico. Exceto para o caso de um circuito de uma única malha, o número de equações independentes que se obtém com a aplicação dessa lei é sempre menor que o número de malhas.
A Lei das Correntes de Kirchhoff estabelece que é nula a soma algébrica das correntes que convergem para um nó de um circuito. As correntes que entram num nó são consideradas de sinal oposto às correntes que saem do nó. Esta lei é consequência da conservação de cargas.
A soma das correntes que entram num nó (junção) é igual à soma das correntes que saem desse nó.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material necessário:
- Resistores ( 2 kΩ, 1k Ω e 820 Ω);
- Protoboard de 2420 pontos, modelo: MP 2420, marca: MInipa;
- Multimetro, marca: Minipa