Relatório leis de Kirchhoff
I – OBJETIVO.............................................................................................................2
II – INTRODUÇÃO TEORICA.................................................................................2
III – PARTE EXPERIMETAL...................................................................................4
IV – CONCLUSÕES....................................................................................................7
V – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................8
I – OBJETIVO
Estudar as leis de Kirchhoff em conjunto com a Lei de ohm e comprová-la em laboratório através de experimento em circuitos elétricos de malhas.
II - INTRODUÇÃO TEÓRICA
Lei de Ohm.
É sabido que a corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons e é formada quando há uma diferença de potencial (V) em um fio condutor elétrico. E esse movimento, por sua vez, fica sujeito a uma oposição que é a resistência elétrica que existe nos condutores.
Foi ainda no inicio do século XIX, que o físico alemão Georg Simon Ohm (1787- 1854) descobriu a partir desses conceitos e de outros estudos e experiências essa lei que é usada até hoje para determinar a resistência elétrica.
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte