RELATORIO Leis de Kirchhoff
Leis de Kirchhoff para circuitos elétricos foram formuladas em 1845, estas leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no fato de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajetória fechada (sistema não-dissipativo).
Algumas definições para circuitos elétricos.
Ramo de um circuito: é um componente isolado tal como um resistor ou uma fonte. Este termo também é usado para um grupo de componentes sujeito a mesma corrente.
Nó: é um ponto de conexão entre três ou mais ramos (entre 2: junção).
Circuito fechado: é qualquer caminho fechado num circuito.
Malha: é um circuito fechado que não tem um trajeto fechado em seu interior.
1ª Lei de Kirchhoff (Lei das Correntes ou Leis dos Nós):
Em um nó, a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula cargas. , sendo a corrente elétrica .
Isto é devido ao Princípio da Conservação da Carga Elétrica, o qual estabelece que num ponto qualquer a quantidade de carga elétrica que chega (δQI) deve ser exatamente igual à quantidade que sai (δQ1+ δQ2 + δQ3), δQI = δQ1+ δQ2 + δQ3. Dividindo por δt: I = I1 + I2 + I3
2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Tensões ou Lei das Malhas):
A soma algébrica da d.d.p (Diferença de Potencial Elétrico) em um percurso fechado é nula. Ou seja, a soma de todas as tensões (forças electromotrizes) no sentido horário é igual a soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas numa malha, e igual a zero. , ou seja, , onde: .
Fontes e suas resistências interna: Toda tensão real possui uma resistência interna onde está pode ser calculada da Fazendo um gráfico da Tensão versus a corrente, temos uma reata, na qual a tangente é a resistência interna da fonte
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Leis de Kirchhoff
As Leis de Kirchhoff foram formuladas em 1845 e receberam o nome do físico alemão Gustav Kirchhoff. Essas