Relatório ISO2
As normas de qualidade ISO servem para certificar para que a empresa em questão seja administrada com qualidade e se aplicam em questões contratuais.
A ISO tem especificações que são definidas pelo governo brasileiro, são regulamentos do governo, tanto como normas nacionais, internacionais e normas de empresas, as empresas devem mostrar a qualidade em projetos, desenvolvimento, planejamento, pós-produção, instalação, assistência técnica, marketing e suporte.
A ISO da sério 9000 são um conjunto de normas (ISO 9000, 9001,9002,9003,9004), e foram baseadas em normas que já são existentes. Podemos aplicar a ISO em todas as empresas de grande, pequeno ou médio porte.
A ISO tem algumas vantagens como substituição de hábitos inadequados por procedimentos harmonizados, definição clara das responsabilidades e tarefas de cada colaborador, aumento da motivação dos colaboradores, aumento da credibilidade no mercado e no público em geral, aumento da satisfação dos clientes, aumento da competitividade ou seja diferenciação através da qualidade, implementação de um cultura de melhoria contínua e definição de objetivos e indicadores da qualidade.
Para obter a certificação ISO leva um tempo de 06 a 12 meses, depende de alguns fatores como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, porém esse tempo é apenas estimado em base nas empresas porém isso vai variar de empresa para empresa.
Possivelmente a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será essencial para negociar produtos e serviços a nível mundial.
Mais de 270.000 organizações já foram certificadas no mundo e pelo menos 130 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 6.000 organizações certificadas (dados de dez/99). As organizações já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade